Para proceder com a exclusão do benefício de saúde do seu colaborador, o pedido é feito pela Plataforma da Pipo! Basta acessar a aba “Movimentar” e então "Excluir pela Plataforma”, depois você seleciona o colaborador e/ou dependente e continua com o processo.
_____
EXCLUSÃO
Quais documentos são necessários para este processo?
Os documentos necessários para que o pedido de exclusão de titulares e/ou dependentes seja feito são:
- Formulário de Manutenção de Beneficiários - preenchido, assinado e carimbado pela empresa.
- Comprovação de quebra de vínculo com empresa:
- Sócios - Contrato Social atualizado com alteração de retirada do sócio;
- CLT e Menor Aprendiz - Termo de Rescisão carimbada e assinada pela empresa;
- Estagiários - Contrato de Estágio comprovando data limite de estágio;
- Aposentados - Comprovante de Aposentadoria;
- Falecido - Certidão de Óbito.
- Carta de próprio punho do segurado solicitando sua exclusão do plano - caso seja uma exclusão sem perda de vínculo. Nesse caso, a carta deverá obrigatoriamente mencionar que a exclusão é pela regulamentação RN 412.
🚨 Todos os documentos com assinatura digital devem ser encaminhados com certificado de assinatura digital.
O que acontece após o recebimento do pedido de exclusão com o comprovante de perda de vínculo?
A Pipo enviará o Formulário de Exclusão da SulAmérica, para assinatura eletrônica. Esta notificação chegará via e-mail e o formulário deverá ser preenchido e assinado pelo beneficiário e pela empresa e colocado o carimbo.
Caso o seu colaborador tenha tido qualquer desconto em folha referente a mensalidade do plano, ele terá o direito de decidir se quer permanecer com o plano, fazendo o pagamento do seu próprio boleto.
Este direito é reconhecido pela RN 279.
Importante: Os valores relacionados a coparticipação e custeio para o plano de saúde dos dependentes não configuram contribuição.
01. No momento que o colaborador é desligado é necessário comunicá-lo imediatamente sobre o direito de permanecer no plano. Se ele escolher permanecer no plano, você deverá sinalizar este interesse via Plataforma da Pipo, ao solicitar a exclusão:
- Informar se o colaborador contribui mensalmente para o valor do plano;
- O colaborador deseja continuar no plano, em caso de contribuição mensal;
Se os seus colaboradores optarem pela extensão do plano, você poderá se informar sobre plano contributário nesse artigo.
02. Caso ele tenha interesse em permanecer no plano de extensão será necessário encaminhar os documentos relacionados abaixo. O período para solicitar a permanência no plano é de no máximo 30 dias após a comunicação da demissão ou aposentadoria por parte do beneficiário ao RH.
- Formulário de Manutenção de Beneficiários - preenchido, assinado e carimbado pela empresa;
- Termo de Opção e Transferência do Seguro/Plano - deve ser preenchido e assinado pelo beneficiário;
-
Comprovação de quebra de vínculo com empresa:
- Sócios - Contrato Social atualizado com alteração de retirada do sócio;
- CLT e Menor Aprendiz - Termo de Rescisão carimbada e assinada pela empresa;
- Estagiários - Contrato de Estágio comprovando data limite de estágio;
- Aposentados - Comprovante de Aposentadoria;
- Termo de concessão da aposentadoria emitido pelo INSS - caso o beneficiário seja aposentado;
- Comprovante de contributariedade (pode ser a folha de pagamento contendo o desconto do plano).
Importante: esses documentos serão solicitados pela Pipo serão tratados por e-mail.
Como excluir um titular Pessoa Jurídica?
Na Plataforma Pipo, seguir os mesmos passos. Ir até a aba “Movimentar” e depois em "Excluir pela Plataforma”, logo você irá selecionar o colaborador e/ou dependente e seguir com o processo.
01. Quais documentos são necessários para este processo?
Importante: Primeiro devemos excluir o beneficiário e depois a PJ.
Para excluir o beneficiário que é o colaborador, seguiremos de acordo com o pedido feito na Plataforma. A documentação abaixo é para cancelamento da PJ:
- Carta de cancelamento: A carta é gerada no portal da SulAmérica (saúde online) e nosso time enviará para assinatura do responsável da empresa mãe.
- Carta de responsabilidade assinada pelo responsável da empresa mãe
- Cópia do RG e CPF do responsável pela empresa mãe
- Distrato do PJ com a empresa
Importante: esses documentos serão solicitados pela Pipo serão tratados por e-mail.
Se você ainda tiver dúvidas sobre o assunto não deixe de buscar nosso time de Atendimento ao RH: atendimentorh@piposaude.com.br
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.