Saiba as melhores práticas para uso desse recurso do seu plano de saúde.
Você já precisou fazer uma consulta ou tratamento, mas o seu plano de saúde não contava com um profissional credenciado? Prejuízo na certa, não é?
Para que você não tenha que desembolsar seu dinheiro, a maioria dos planos de saúde possue reembolso, em que a operadora devolve parte ou o total do valor gasto para o beneficiário.
O reembolso ocorre após a contratação e pagamento de uma série de serviços de saúde pré-definidos, que pode ser realizado geralmente pelo aplicativo ou site do plano de saúde.
Mas como funciona o reembolso do plano de saúde?
Para solicitar o reembolso você vai precisar ter os seguintes documentos do atendimento realizado e pago:
- Consultas: Recibo ou nota fiscal. É importante que a especialidade médica seja informada, tendo em vista que os valores podem ser diferentes conforme o tipo de profissional;
- Exames: Solicitação médica e nota fiscal original;
- Cirurgias: Relatório médico, cópia da ficha anestésica e comprovantes originais de pagamento;
- Internações: Relatório médico, fatura hospitalar detalhada e documento original fiscal de pagamento;
- Procedimentos: Recibo ou nota fiscal original, e relatório médico comprovando o procedimento. Caso tenha recebido anestesia, deve apresentar cópia da ficha anestésica.
Importante: O reembolso de 100% do valor pago não é uma garantia! O valor de reembolso depende das regras do plano contratado, assim como de cada item solicitado.
Como saber qual será o meu reembolso?
A maior parte das operadoras têm uma funcionalidade dentro do seu aplicativo ou site chamada prévia de reembolso. Com a prévia, é possível solicitar um cálculo do valor do reembolso, antes de solicitá-lo. Este cálculo é feito com base na documentação encaminhada e nas condições contratuais do seu plano.
Como fugir de armadilhas?
- Não forneça seu login e senha de acesso ao aplicativo do plano de saúde para terceiros;
- Não permita que façam a solicitação de reembolso em seu nome;
- Não assine documentos para que um terceiro faça o reembolso junto ao plano de saúde;
- Não aceite dividir o valor da consulta ou procedimento em mais de um recibo. Aceitar esse tipo de oferta pode acarretar em recusa do reembolso ou até mesmo cancelamento do seu plano;
- Não aceite informar dados improcedentes na solicitação de reembolso;
- Os recibos enviados devem refletir as consultas e procedimentos médicos efetivamente realizados. Não aceite propostas de equivalência com um procedimento coberto.
Como a Pipo pode ajudar?
O nosso Time de Saúde consegue te ajudar a encontrar os profissionais mais indicados para o seu caso de saúde dentro da sua rede credenciada.
Caso seja necessário solicitar o reembolso, os nossos Guias de Saúde podem te auxiliar a:
- Entender as regras do seu plano;
- Calcular uma prévia do valor de reembolso;
- Orientar quanto a documentações necessárias e prazos e;
- Orientar como solicitar o reembolso.
Se estiver em dúvida se o formato de reembolso praticado pela clínica ou profissional é abusivo ou ilícito, conte com a Pipo para evitar cair em armadilhas.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.