A ANS (Agência Nacional de Saúde) é o órgão regulamentador do mercado de saúde suplementar (que inclui os planos de saúde) e auxilia os consumidores em situações de não cumprimento dos seus direitos por parte das operadoras dos planos de saúde.
Nesses casos, é possível registrar uma reclamação formal na ANS (também conhecida como NIP) para dar andamento a uma investigação do problema ocorrido, até que seja feita uma determinação do cumprimento das ações necessárias, de acordo com a procedência de cada reclamação.
É possível registrar uma reclamação formal na ANS através dos seguintes canais:
- Site da ANS - para mais informações, clique aqui;
- Ligando no número 0800 7019656.
Veja abaixo como registrar uma reclamação formal no site da ANS:
- Entre no site da ANS e acesse a área do solicitante (caso seja o primeiro acesso, é necessário cadastrar-se);
- Abra uma nova solicitação, selecionando o botão "Nova Solicitação” no canto inferior direito;
- Escolha o assunto da reclamação. Em caso de dúvidas sobre qual assunto escolher, entre em contato com a Pipo no e-mail meajuda@piposaude.com.br;
- Preencha o tipo de solicitação, escolhendo a opção “Reclamação” no motivo do contato;
Atenção: É obrigatório mencionar a data do contato com a operadora e o número do protocolo gerado para contextualizar.
- Preencha os dados do beneficiário, ou seja, seus dados pessoais e do seu plano de saúde;
Importante: o número de registro da operadora na ANS está listado na sua carteirinha. Caso tenha dúvidas sobre o tipo de contratação e a cobertura do seu plano, entre em contato com a Pipo que nós te ajudamos.
- Registre a reclamação oficial, clicando em "Finalizar e Gerar Protocolo";
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