É o período de espera para utilizar o plano de saúde em sua plenitude, mas isso só acontece em determinados casos e pode ocorrer após a inclusão de uma pessoa em um benefício de saúde empresarial.
____
PLANOS DE SAÚDE
O processo de carências é legal, mas precisa respeitar uma série de regras estabelecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). As operadoras têm liberdade para reduzir esses prazos caso queiram tornar os contratos mais atrativos.
Por que existem os casos de carência?
A carência geralmente ocorre porque as inclusões são feitas fora de um pré determinado. Ou seja, depois de passado o prazo máximo após os eventos que dão direito a uso do plano sem carência. Nos casos de dependentes podem ser: nascimentos, adoção, casamentos e uniso estável. Nos casos de titulares, o evento poderia ser a data de admissão de um funcionário, por exemplo. Este prazo limite é de geralmente 30 dias, mas pode variar, de acordo com negociação contratuais.
Por que a carência é aplicada?
Já imaginou se todos os novos clientes chegassem precisando utilizar os diversos serviços médicos disponibilizados pelo plano?
A carência é adotada para evitar que o beneficiário contrate o plano no momento de necessidade, por estar precisando de atendimento médico imediato.
O objetivo é equilibrar o custo do convênio em contratos, que podem dar pouca rentabilidade em função de um possível gasto excessivo. Com isso, fazer um contrato a longo prazo com pessoas em diversos estados de saúde, significa evitar que a operadora tenha que aumentar o valor da mensalidade para suprir a frequência de utilização ou procedimentos caros.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.